Dica Nutricional: Alimentos Termogênicos para perda de peso.



ALIMENTOS TERMOGÊNICOS PARA PERDA DE PESO


            Algumas pessoas não sabem, mas para perda de peso é necessária uma série de fatores assossiados  alimentação saudável.

Exercícios físicos, redução de calorias na ingestão de alimentos, escolha dos alimentos corretos para que forneçam nutrientes essenciais como vitaminas e minerais necessários, reeducação alimentar, entre outros, são indispensáveis para emagrecer com saúde.
Entre os alimentos que forneçam nutrientes necessários existem os alimentos termogênicos que também dão uma forcinha na hora de eliminar alguns quilinhos.


                        Mas o que são ALIMENTOS TERMOGÊNICOS?

TERMOGÊNICOS são alimentos que auxiliam no gasto calórico e acelera o processo digestivo, estimulando o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado, aumentando a temperatura corporal, facilitando a queima de gordura.

 Alguns exemplos de alimentos termogênicos:

• Pimenta vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero. Mas deve ser evitada para pessoas que tem ou já teve problemas como gastrite, úlceras ou outros gastrointestinais.




• Chá verde: Assim como a pimenta, o chá verde favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia estimulando o metabolismo. A recomendação é de quatro a cinco xícaras de chá por dia durante um período de aproximadamente três meses.



• Canela: A canela além de aumentar o metabolismo basal, possui alto teor de cálcio mineral que é uma substância importante para o emagrecimento. Uma dica  é usar uma colher de chá (rasa) polvilhada por cima de frutas, assim contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa.



• Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Pode ser consumido de diversas formas, cru, em tempeiros de carnes, aves e peixes, em molho de tomate, sopas de legumes, e no chá quando misturado com outras ervas. A quantidade indicada é de até duas fatias pequenas por dia.



• Chá de Hibisco: Tem efeito diurético, que desincha o organismo, combate problemas respiratórios e ainda acelera o metabolismo. Tome 1 colher (sopa) para 1 litro de água. Beba entre as refeições. Encontre em lojas de produtos naturais e supermercados.





Para perceber os benefícios no ponteiro da balança, os itens devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia juntamente com uma alimentação equilibrada. Procure um nutricionista para definir um programa alimentar mais adequado ao seu objetivo.


 Daiane Evangelista

Nutricionista 



3 comentários:

  1. Adorei as dicas ! gosto de colocar pimenta em quase todo tipo de refeição haha

    http://lorabroken.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! Saiba que recentemente, canadenses e holandeses descobriram ser a pimenta um bom recurso contra o excesso de peso. As evidências vêm de um trabalho conjunto entre cientistas da Universidade Lavai, em Quebec, no Canadá. Segundo o estudo, o fruto da pimenteira derreteria os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Isso graças à capsaicina, substância presente na parte mais esbranquiçada, onde ficam as sementes. Para quebrar os nutrientes da comida e absorvê-los, o aparelho digestivo gasta muita energia. A capsaicina faz com que ele se abasteça nos depósitos gordurosos. Esse processo, além disso, aumenta a temperatura corporal (termogênese) e, para dissipá-la, são necessárias mais calorias.


    Fonte: Livro - Bontempo, Marcio -Pimenta e seus benefícios à saúde / Marcio Bontempo. — São Paulo: Alaúde Editorial, 2007.

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!